A atividade hormonal nos cães que vivem em ambiente doméstico sem precisar lutar pela sobrevivência fica excessiva, então é lógico que desequilibra o comportamento e a saúde dos animais.

A expectativa de vida dos cães, uma vez que saíram do seu ambiente natural e viraram domésticos, aumentou muito e sobra tempo para os hormônios criarem problemas.

No macho, câncer de testículo e próstata é quase certo com a atividade hormonal, além de infecções urinárias e DSTs.

“OK, mas não deixo meu cão cruzar.”

Ele continuará tendo problemas causados pelo excesso de hormônio e os machos ficam o tempo todo preparados para procriar (eles sentem o cheiro de uma fêmea no cio num raio de 2km). Isso significa que se divertem menos brincando e não tem o emocional equilibrado porque não vivem em matilha procriando o tempo todo. Ansiedade, agressividade, fugas, tudo pode ser ajudado a controlar com a castração.

Para as fêmeas, crias indesejadas, desconforto do cio (elas também têm enjôos, cólicas etc.), altíssimo risco de câncer de mama, ovário, útero, piometra, gravidez psicológica e os mesmos desvios comportamentais dos machos.

Isso sem falar dos roubos de cães de raça para que virem matrizes para criadores. (Sim, isto é comum.)

Além disso, em São Paulo, é lei. Vender e/ou entregar cachorros (filhotes ou não) sem castrar é contravenção.

Se você ainda reluta em castrar seu cão, converse com veterinários que tenham ética. A castração é um consenso, não uma polêmica na medicina veterinária.

Informe-se com pessoas sérias que trabalham com comportamento de cães.

Em tempo: Não! Os cães não vão acabar se os castrarmos.

Há milhões de cães abandonados, sem lares e isso sim é um problema de saúde pública do qual você, se não castra, é causador e colaborador.

Compre seu calendário Celebridade Vira-Lata 2018 e seja parte do nosso movimento, a renda do calendário já proporcionou 10.000 castrações de cães e gatos carentes. Estão à venda no site da Celebridade Vira-Lata e em todas as lojas da Livraria Cultura 🙂

#NãoCompreAdote #QuemAmaCastra

(Celebridade Vira-Lata — Luli Sarraf)

***

Gostou do texto? Gosta do nosso trabalho? Conte para seus amigos,  assim ele vai alcançar mais gente. Indique nosso calendário 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog

Últimas postagens

Newsletter

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba notícias e informativos