Screen Shot 2017-05-15 at 4.54.29 PM

A cada ano, o “Dia da Sobrecarga da Terra” chega mais cedo.

Aproveitando que ontem foi o dia das mães, vale a pena lembrar que todos os dias tomamos decisões que realmente têm um impacto poderoso na mãe de todos nós.

O Earth Overshoot Day (EOD) é uma data que indica quando já usamos mais recursos da natureza do que o planeta é capaz de repôr no ano inteiro.

É como uma conta bancária que indica recursos disponíveis e o total de saques. No ano passado, os recursos acabaram no dia 8 de agosto e, a cada ano, a humanidade entra no vermelho mais cedo.

Em 2015 foi 13/08, 2014 foi 19/08, 2013 foi 20/08 e, em 2000, quando foi calculado pela primeira vez, foi 1º de outubro. Ou seja, estamos esgotando os recursos do planeta cada vez mais rápido.

Para saber quando será o próximo Dia da Sobrecarga da Terra, a Global Footprint Network (GFN) leva em conta o desmatamento, a escassez de água, a erosão do solo, a perda de biodiversidade e o aumento das emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.

Adivinha quem é o principal vilão dessa história toda? Acertou quem respondeu a humanidade. Sim, somos escrotos e estamos destruindo nossa casa. E, se você tem filhos ou sobrinhos ou netos ou pensa em ter, pois bem, você está fodendo a vida das pessoas que você mais ama.

Dentre todos os vilões, alguns se destacam: a agropecuária e a pesca por exemplo.

“O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente estima que quase metade da população mundial vai sofrer com a falta de água a partir de 2030. Reservas subterrâneas estão ficando cada vez mais escassas e estão cada vez mais contaminadas. O nível de poluição nos rios, lagos e outros reservatórios de água provocado pela pecuária e emissão de esgoto é tão alto que a água não é própria nem mesmo para o consumo animal.”

“Quanto mais se pesca, mas difícil é para os cardumes se recomporem adequadamente. No momento, cerca de um terço dos cardumes sofre com a pesca predatória, e mais da metade é ‘explorada ao máximo’. Emissões de CO2 em excesso estão provocando a acidificação dos oceanos, resultando em condições cada vez mais pobres para as criaturas do mar.”

“O setor agropecuário é responsável por 69% das emissões de gases do efeito estufa no Brasil. Estão incluídos nesse percentual os poluentes decorrentes do processo digestivo dos rebanhos, o uso de fertilizantes e o desmatamento para abertura de novas áreas para a atividade econômica. O setor de transportes é o segundo maior emissor de gases, com 11% do total. Em seguida vem a indústria (em especial a metalurgia), com 9% e a produção de energia, incluídos a geração de energia e fabricação de combustíveis, com 7%.”

Elimine a crueldade do seu dia a dia.

Nossa vaidade e nossa ganância estão acabando com o planeta.

Reflita. Dê o primeiro passo. É preciso coragem para mudar. Mas vale muito a pena.

#AHIMSA #GoVegan #VireVegano #Veganize #TodoDiaSemCarne #WeekdayVeg #SegundaSemCarne #LunesSinCarne #LundiSansViande #MeatFreeMonday #MeatlessMonday #Vegetariano #Vegan #DiaDaSobrecargaDaTerra #GlobalFootprintNetwork #GFN #EarthOvershootDay #EOD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog

Últimas postagens

Newsletter

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba notícias e informativos